7 dicas para manter a caixa de areia do seu gato limpa e menos mal cheirosa!

0000-00-00   Publicado por:

Quem adora gatos e tem o prazer de dividir um teto com eles, sabe que esta é definitivamente uma das partes mais difíceis desta relação...
 
O cheiro das fezes e urina dos gatos são, sem dúvida, uma dor de cabeça (e de estômago) para todos os membros do agregado familiar, principalmente se tiverem algum gato como o nosso Twingo que acha por bem ir ao seu WC assim que vamos preparar as nossas refeições.
 
Não sei se o cheiro das nossas comidas fazem o intestino dele mexer ou o que se passa naquele corpinho peludo e mal cheiroso, mas é certinho... (sim,chamem-nos de palermas à vontade por termos escolhido a cozinha como sítio para albergar a caixa de areia do nosso gato, mas devido à gestão do nosso pequeno zoológico tem mesmo que ser pois a alternativa seria ainda pior, dormir com cheirinho :O e em abono da verdade em dias de sol fica tudo lá fora).
 
Bem, palermices à parte, dá trabalho, cheira mal e é uma verdadeira chatice, como tal, vamos partilhar convosco algumas dicas para tentar minimizar esse desconforto e apreciar só as coisas boas da vida em comum com estes felinos :)
 
Vamos a isso?

1ª - Escolher uma boa areia

Durante anos usámos areias convencionais, que eram simplesmente HORRÍVEIS... Felizmente hoje existem no mercado várias opções, desde as sílicas e as aglomerantes (bentonites) por exemplo. São bem mais dispendiosas, eu sei, mas garanto-vos que valem bem cada € e muitas vezes o investimento não é assim tão grande, já que a facilidade na manutenção e a durabilidade é muito maior.
 
Cá em casa usamos as aglomerantes, a urina é absorvida e os grãos juntam-se, formando um aglomerado, que se consegue apanhar como se de um cócó se tratasse. O resultado é uma manutenção muito mais fácil e muito menos trocas de areia e lavagens de tabuleiro. Outra vantagem é que gatos sensíveis ou com problemas respiratórios, sofrem muito menos com a poeira, já que nestas areias é muito mais reduzida!
 
Uma recomendação: evitem areias demasiadamente perfumadas, daquelas que nos incomodam a nós ainda com o saco fechado, ou que sentimos o cheiro assim que chegamos perto da prateleira onde estão. Os gatos são super sensíveis aos cheiros e podem inclusivamente começar a rejeitar a areia e literalmente “fazer fora do penico” :D Isto porque o olfato dos gatos é cerca de 14x mais apurado que o dos humanos e portanto se a nós já começa a incomodar imaginem eles..

2ª - Usar bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma daquelas soluções para quase tudo, é quase um pequeno milagre para os mais variados fins desde receitas, higiene e medicamentos. O melhor de tudo é que é natural, geralmente seguro e económico.
 
Algumas das suas propriedades são: antibacteriano, antissético, desinfetante, anti manchas, anti-ácido e até ANTI-ODORES!
 
Espalhar bicarbonato de sódio no fundo da caixa e colocar a areia por cima ajuda imenso a manter os maus odores afastados por mais tempo. Óbvio que temos que manter a limpeza dos dejetos regulares e a lavagem completa da caixa quando se troca a areia! É só um pequeno milagre ;)
 
E sim, o contacto com bicarbonato de sódio pelos felinos mal cheirosos lá de casa é seguro :P

3ª - Manter uma boa higiene da caixa de areia

Obviamente que esta dica é de caras a mais eficaz. Manter uma rotina de apanhar os pequenos cócós e xixis (quando usamos as areias aglomerantes) regularmente, minimiza drasticamente os incómodos cheiros e mantém a areia limpa por mais tempo até haver necessidade de trocar completamente.

4ª - Escolher uma zona bem ventilada

Ora, agora podemos ter aqui um pequeno debate de qual a localização ideal para “esconder” a sanita dos nossos gatos!
 
Seja qual for essa escolha, o ideal é escolher sítios bem ventilados. Uma boa ventilação minimiza muito o mau cheiro.
 
Pode ser tentador pensarmos num beco escuro para colocarmos a caixa de areia do nosso gato, quanto mais escondida menos incomoda...Errado... Quanto mais escondida, longe da vista e do olfacto, mais facilmente nos vamos esquecer da manutenção e como tal mais vai custar quando dermos de cara com a areia completamente saturada!
 
Normalmente esse beco escuro (da garagem, despensa, arrecadação, o que seja) é pouco ventilado e muito sombrio para os nossos gatos quererem lá ir! Eles gostam de companhia...para tudo... ;)
 
Dizem que as zonas mais indicadas são precisamente as áreas sociais, como a sala de estar por exemplo! Agora percebemos porque existem caixas de areia esteticamente tão atraentes!

5ª - Filtros de carvão

A maior parte das caixas de areia vendidas no mercado, costumam ter uma abertura para se colocarem este filtros de carvão. Estes filtros ajudam muito a minimizar os odores, já que fazem a filtragem dessas moléculas antes de serem sentidas no ambiente.
 
Estes filtros requerem também uma limpeza regular e troca por outros novos quando a manutenção já não for suficiente.
 
De 3 em 3 meses mais ou menos, deve-se colocar os filtros ao sol e polvilhar com um pouco de bicarbonato de sódio.
 
O carvão tem um limite de absorção, após o qual o efeito pode ser contrário ao que pretendemos e teremos uma caixa de areia constantemente mal cheirosa!

6ª - Não tentem disfarçar os maus cheiros com desodorizantes ou detergentes

A maior parte das vezes esses produtos mascaram os cheiros, não os eliminam. Ao mascararem o cheiro (para nós humanos) estão simplesmente a pedirem por favor ao vosso gato para deixarem de usar aquele sítio para evacuarem...Eles são super sensíveis aos cheiros! Muitos desses produtos podem inclusivamente ser tóxicos e indutores de vómitos.
 
Isto também é válido para os detergentes e ambientadores que usamos em casa

7ª - Nutrição, aquilo que sai por baixo, entrou por cima

Deixámos para o fim a dica que para nós nos parece uma das mais importantes! Sem dúvida que o tipo de alimentação que damos ao nosso gato se vai reflectir no que ele deixa na areia. Seja em quantidade, aspecto e principalmente em cheiro.
 
A boa saúde dos nossos animais também se avalia muito pelas fezes e urina, como tal, a escolha acertada da melhor alimentação para o nosso gato é meio caminho andado para uma vida feliz, activa, duradoura e com muito menos odores incómodos :)
 
Se a alimentação que dermos ao nosso gato for de qualidade, o organismo dele irá assimilar muito melhor todos os nutrientes e fazer um melhor aproveitamento. A consequência são fezes mais pequenas, mais bem formadas e muito menos mal cheirosas!
 
Manter a areia dos nossos gatos limpa diminui muito a probabilidade de doenças, de necessidades fora de sítio e muito mais paz de espírito para todos.
 
Cerca de 10% dos gato recusam de repente a sua caixa de areia e o principal motivo é o cheiro e a saturação da areia.
 
Mantê-la limpa e sem cheiros é um dos melhores presentes que pode dar a este animais tão excêntricos e exigentes :)
 
Bem, é quase 1h da manhã e tenho que ir trocar a areia dos meus gatos, a ideia para este artigo surgiu de algum lado :)
 
Espero que estas dicas vos tenham sido úteis e desculpem a conversa de cocó :P
 

Autor:

Tags:

« Voltar