A importância das brincadeiras para os cães

2019-10-13   Publicado por:

Quem tem o privilégio de ter um amigo de 4 patas, sabe o quão divertidos e prazerosos são os momentos de brincadeira, no entanto há muito mais benefícios em que não pensamos, tais como: 
  • Exercício físico, cognitivo e social (para ambos);
  • Fantástica forma de aliviar o stress e o tédio (para ambos);
  • Estimulação mental;
  • Fortalecimento de laços entre cão e o tutor;
  • Forma mais divertida de treinar;
 

Brincar promove o exercício físico

 
Todos os cães precisam de algum exercício físico diário e, à nossa semelhança, esse exercício é também um aliado na manutenção de uma vida saudável. Para além dos benefícios na manutenção da saúde, o exercício regular previne alguns comportamentos indesejados dos cães e problemas comportamentais, tais como hábitos destrutivos e ladrares excessivos, muitas vezes consequência de energia acumulada, tédio e frustração.
 
Costuma-se dizer que um cão cansado é um “bom cão”!
 
Brincar é uma maneira relativamente simples de incrementar o exercício físico nas rotinas diárias, mesmo que em sessões curtas de jogos como o tug-of-war, frisbee, Puller, ou mesmo só atirar umas bolas por exemplo. Com suficiente treino poderão mesmo aspirar a tornarem-se profissionais pois já há uma comunidade considerável de pessoas que praticam estas atividades como desporto, podendo entrar em competições nacionais ou mesmo internacionais!
 

Brincar alivia o tédio e a frustração

 
Um cão ao qual não é dada a oportunidade de brincar e de ter atividades de lazer, é um cão que vai procurar pelos próprios meios satisfazer essa necessidade. Ora todos sabemos que os próprios meios de um cão são normalmente maneiras que nos aborrecem, manifestando-se como ladrares excessivos a tudo o que passa, buracos no jardim, sapatos roídos! A imaginação é o limite para se manterem ocupados e entretidos!
 
Se brincarmos diariamente com o nosso cão, mesmo que apenas um pouco de cada vez , diminuímos drasticamente a probabilidade de manifestarem este tipo de comportamentos ao terem atividades com sentido e propósito.
 
Desta forma, não têm que recorrer à própria imaginação e instintos, que pode muito bem passar por uma gravata roída na hora de sair de casa para o escritório e um cocó com tecidos à mistura no regresso a casa :D
 

Brincar promove a estimulação mental

 
Brincar com o cão, pode e deve, também passar por atividades que envolvam o raciocínio ou o processo cognitivo para resolver problemas enquanto tiram prazer de o fazer. Manter o cão mentalmente ocupado, alivia também o tédio, como tal diminui a probabilidade de desenvolverem problemas comportamentais.
 
Existem vários jogos e brinquedos que o permitem tais como, os puzzles, os dispensadores de comida, os Kongs recheados, entre outros. São fáceis de usar e são uma boa maneira de manter o cão ocupado, focado e entretido durante o dia. Se quiserem alguns exemplos e perceber melhor como funcionam este tipo de brinquedos, revejam o artigo sobre dispensadores de comida: Comer a brincar? Sim por favor!
 

Brincar fortalece os laços entre cão e tutor

 
Uma das melhores maneiras de fortalecer os laços em qualquer relação é através do tempo de qualidade que se partilha. Vemos isso nos relacionamentos interpessoais e não é diferente nos relacionamentos entre espécies diferentes.
 
Não há muitos mamíferos que mantém a capacidade e interesse em brincar na fase adulta como os cães e os humanos. Aliás, há mesmo estudos que comprovam que essa característica nos cães advém do processo de domesticação que fizemos com esta espécie. Isto é, sem dúvida, um fator importantíssimo no que diz respeito a criar laços emocionais com os nossos cães e uma maneira fácil e divertida de o fazer!
 
Quando brincamos fazemos com que o cão crie um laço especial connosco. Mostramos-lhe que além de suprimento e carinho podemos dar-lhe diversão e entusiasmo e nota-se a satisfação com que eles lidam com isso! O relacionamento torna-se mais forte, mais seguro, a forma como se comunica melhora e eles passam a perceber que nós não somos só fonte de alimento e conforto, mas um parceiro e um amigo. Do nosso lado, acabamos por nos ligar mais com eles, deixamos de ver os sapatos, pernas das mesas e fios elétricos roídos, os xixis nos móveis e vemos um brincalhão, um amigo e um companheiro que precisa de nós para evitar todas essas potenciais fontes de conflito e que vai indiferente de quase tudo na vida, estar ali para nós sempre que precisarmos.
 

Brincar é uma maneira divertida de treinar e ensinar boas maneiras

 
Brincar é divertido, treinar também, principalmente quando usamos a brincadeira para esse propósito. As primeiras lições de vida que os cachorros aprendem enquanto ainda partilham a ninhada com os seus irmãos e mãe é através da brincadeira.
 
A primeira grande lição que aprendem e que lhes vai ser de extrema importância na vida adulta é a inibição da força de mordida. Quando em brincadeira com os irmãos as mordidas são muito fortes, os outros cachorros queixam-se e eventualmente param a brincadeira. Esta associação ensina ao cachorro que para brincar tem que ter cuidado com as mandíbulas pois se não tiver a brincadeira acaba. Na idade adulta, se tiveram a necessidade de se defenderem através da mordida, irão fazê-lo muito mais subtilmente usando-a apenas para aviso.
 
Assim, enquanto brincamos com os nossos cães, podemos usar a própria brincadeira para reforço de alguns comportamentos e ensinar outros novos como por exemplo o pega e o larga, o senta, o fica e muitos outros. Isto é igualmente válido para ajudar no controle de impulsos. Quando o cão entra em modo de histeria durante a brincadeira, é essencial fazer uma pausa e retomar quando os ânimos acalmarem ou dar por fim a sessão. Rapidamente irão perceber que aquele comportamento lhes retira o reforço que tanto apreciam.
 
Os nossos cães aprendem imenso connosco, portanto, quando nos envolvemos numa sessão de brincadeira eles aprendem muitos sinais sociais da nossa parte. Seja um exemplo a seguir para o seu cão!
 

E por aí? Que tipo de jogos os vossos cães mais gostam e como ficam depois de uma boa brincadeira? Quaisquer sugestões, novas ideias, fotos e vídeos são muito benvindos!

Autor:

Tags:

« Voltar