A importância dos passeios

2014-11-06   Publicado por:

Olá

Hoje queria falar sobre a importância dos passeios dos nossos cães, muitos desses benefícios são conhecidos pela maioria de nós, no entanto, muitos donos de cães levam os seus companheiros a passear por um só motivo, manter a casa limpa :-) , obviamente que criar rotinas para que os nossos cães se possam aliviar na rua é ótimo, mas a importância dos passeios ultrapassam largamente as necessidades fisiológicas.

O primeiro ponto que queria focar diz respeito ao sentido olfactivo dos cães, todos já devem ter reparado no quanto gostam estes meninos de cheretar tudo :-) e não é por acaso, é que o sentido olfactivo dos cães é um dos mais desenvolvidos e que mais informações lhes traz sobre o meio ambiente.

Isto é fácil de perceber se disser que o epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais e que o dos cães tem mais de 100 milhões dessas células. Permitir que o seu cão tenha acesso ao exterior dá-lhe a fantástica oportunidade de farejar cheiros deixados por outros cães, além disso, é uma forma de comunicação muito rica entre esses animais. Ao deixar a sua urina sobre a urina de outro cão, ele está a deixar vários recados, da mesma forma que, ao farejar a urina de outro animal que por ali passou, ele obtém inúmeras informações, como idade, sexo, nível de stress, estado de saúde, etc.

Podemos ver isto como se estivesse a ler o jornal local, a navegar no facebook ou noutras redes sociais, todos nós gostamos e precisamos de socializar, os cães, como animais extremamente sociais que são, também têm essa necessidade.

 Cães que saem pouco de casa, são cães que perdem muito desta capacidade de sociabilização e socialização, vão ter medo de outros cães e animais, vão ter medo de pessoas estranhas, de sons diferentes como os carros a passar por exemplo e tudo isto trará consequências nefastas quer para o cão quer para si.

Um cão entediado e "desempregado" é um cão que vai acumular mais energias do que aquelas que consegue gastar, vai arranjar de tudo para passar o tempo e vai usar as suas coisas para isso mesmo. Vai ser um cão que vai ladrar e reagir exageradamente a outros cães e pessoas que passam por perto, ás quais ele não consegue ter acesso, frustação na certa...

Vamos inverter o panorama, imagine que fica desempregado, só por si é um motivo de desespero e frustação, que muitas vezes leva a depressões. No entanto pode continuar a sair de casa e arranjar coisas para fazer.
Agora imagine que para além de desempregado, deixa de poder sair de casa, perde acesso á net e televisão, deixa de receber visitas e noticias do exterior.Como seriam os seus dias? Mesmo que tenha uma grande casa, com um grande jardim a sua vida ia tornar-se um inferno...infelizmente é essa vida que muitas vezes damos ao nosso cão...

Para além dos beneficios óbvios para a boa saúde mental do seu cão, existem também os beneficios fisicos, um cão que se exercita nos passeios, corre  menos riscos de obesidade, problemas articulares e melhora significativamente o sistema cardiaco e respiratório.
Obviamente cada cão é um caso e como tal, deve aconselhar-se com o seu médico veterinário sobre o tipo e duração dos passeios.
Tão óbvios como os beneficios destas caminhadas para o cão são os beneficios para si também :-)

 

Uma miríade de coisas novas para ver, cheirar, ouvir e sentir 


- Muito importante nos passeios é variar os sitios, é importante o cão conhecer as redondezas da nossa casa, mas todos os dias o mesmo sitio torna-se uma verdadeira chatice, gostava de ler apenas o jornal local e falar apenas com os vizinhos?

- O passeio que fazemos com o nosso patudo é um tempo que tiramos para ELE, por isso deixe-o cheirar á vontade, tendo apenas o cuidado de não o deixar ingerir coisas que lhes possam fazer mal, e sempre com trela.

- Leve-o consigo sempre que possa para saidas rápidas, mesmo que de carro, se vai só ao supermercado uns minutinhos ou buscar os filhos á creche, deixe-o ir consigo, apenas com o cuidado de não o deixar no carro em dias quentes, ou se não tem a certeza se a saida vai demorar ou não. Mesmo que não seja um passeio propriamente dito, vai permitir quebrar a rotina do cão, vai deixá-lo ver, ouvir e sentir outras coisas.

- A não esquecer, levar e usar os saquinhos para apanhar os cócós, água e uns petiscos que podem ser uteis para breves treinos.

Posto isto, vamos lá tornar a vida dos nossos patudos mais animada com um ritual tão bom e vantajoso para ambos. :-)

Fiquem bem e bons passeios

Esta é a carinha com que o vosso cão vos vai agradecer os passeios. Conseguem resistir-lhe?:-)

 

Autor:

Tags:

« Voltar