Cães com problemas comportamentais - Vale a pena adotar?

2023-08-24   Publicado por:

Podem ser mais complexos mas ainda assim merecem outra oportunidade!

 
Se estás a pensar dar uma segunda oportunidade a um cãopanheiro de uma associação ou canil, mas tens medo de adotar um cão com problemas comportamentais, então este artigo pode ajudar-te!
 
Jovem rapariga acompanhada pelo seu cãozinho, apreciam a paisagem e a companhia
Imagem 1

Antes de mais é importante pensar em como encontrar um “cão de ninguém perfeito” para a tua família 

 
Se nunca tiveste um cão, aconselhamos-te a fazer algumas pesquisas e a falares com as pessoas do abrigo ou canil, para entender que tipo de perfil será o mais adequado para o teu nível de atividade e estilo de vida.  
 
Embora seja verdade que alguns tutores sabem desde o primeiro momento que certos cães são perfeitos para eles, eu recomendo que conversem primeiro com os funcionários do abrigo sobre que tipo de cão se adapta, especialmente em termos de temperamento.  
 
Deixa-os apontar-te na direção certa, eles conhecem cada cão, o seu feitio, personalidade e às vezes os seus traumas.  
 
Se és um amante de animais, cada olhar através das grades vai tocar-te no coração, no entanto, tenta ter a tua cabeça/razão envolvida no processo para fazeres a melhor escolha, tanto para ti quanto para o cão que vais adotar. Este é o maior desafio para os amantes de cães, não tomarem a decisão num impulso.

A idade do cão também é um fator a considerar - cachorros e cães jovens geralmente exigem mais esforço, mais disponibilidade da parte dos humanos, do que cães mais idosos. 
 
Se nunca tiveste cães ou se tens uma vida mais preenchida e com pouca disponibilidade de tempo, pensa em dar uma segunda oportunidade a um sénior de viver no conforto, a sentir o amor e a aproveitar a vida que ainda lhes sobra.  
 
É uma experiência tão enriquecedora (falando por experiência própria) ganham anos de vida e é um gosto ver o agradecimento deles no olhar... 
 
O porte também é importante considerar, os cães pequenos não são cães de colo. Alguns cães pequenos têm muita energia e necessitam de muito exercício diário. Algumas raças grandes têm requisitos de exercício baixos e podem ficar satisfeitas em espaços relativamente pequenos.  
 
Então, não escolhas o cão pelo critério porte versus espaço disponível.
 
Mais importante do que o espaço que tens disponível em casa, é a disponibilidade que tens para cães de diversos temperamentos e exigências. É por isso que a pesquisa é tão importante, especialmente porque os cães encontrados em abrigos têm características e temperamentos que misturam várias raças diferentes. 

 
Cão a olhar tristemente pelas barras de uma jaula
Imagem 2

Lidar com os desafios comportamentais  

 
De acordo com algumas estatísticas de abrigos e associações, bem mais da metade dos cães em qualquer abrigo têm problemas comportamentais que fizeram os seus antigos tutores entregá-los ou pior, abandoná-los. Isso não é culpa dos cães. Eles dependiam desses seres humanos para a sua socialização e educação, que claramente ficou em falta, marcando dramaticamente o cão. Assim, muitos cães ficam sem lar porque os humanos falharam em educá-los convenientemente e a garantir um relacionamento adequado. Uma má educação resulta em comportamentos inadequados, mas, infelizmente a educação de cães em Portugal é vista como um luxo, um extra, uma não necessidade!
 
Alguns cães perfeitamente bem-comportados também podem acabar em abrigos, incluindo aqueles que sobrevivem a maus-tratos prévios dos seus tutores, ou que precisam de ser realojados devido a circunstâncias fora do controle da família.
 
Como o teu futuro companheiro canino pode chegar a ti com comportamentos que desejas mudar ou melhorar, deves estar preparado para dedicar algum tempo e esforço para o ajudar a superar o que está por trás desses comportamentos, de preferência, de uma forma que não prejudique a confiança do cão, que pode já não ser das melhores. 
 
As modificações comportamentais devem utilizar técnicas livres de medo e de punições e apoiadas numa metodologia positiva, assim tens a chave para reconquistar a confiança do teu cão adotado, encorajar comportamentos bons e eliminar comportamentos indesejáveis.  
 
Podes conseguir isso sozinho, mas é bem mais sensato fazê-lo com a ajuda de um especialista em comportamento animal. Alguém que te ajude passo a passo no processo sem correr riscos de erros e agravamento dos problemas.
 
Alguns dos problemas comportamentais mais comuns de cães abandonados/mal tratados são:
  • Insegurança e medo na interação com as pessoas, especialmente estranhos 
  • Guarda de recursos, por vezes manifestando comportamentos agressivos, pode ser com a comida, zonas de conforto (cama, sofá), e com os próprios tutores, mostrando o que parece instinto de proteção 
  • Ansiedade por separação 
  • Reatividade generalizada, ladrando a tudo e a todos, especialmente na rua 
  • Não saberem andar à trela
 
Vários cães numa jaula num espaço iluminado e aberto com uma expressão de interesse e curiosidade
Imagem 3

Então, para te ajudar a decidir, cá vão 10 motivos para adotares um cão de um abrigo  


1. 
Problemas comportamentais - Os principais problemas comportamentais de cães resgatados, têm como base medos e inseguranças, muitos passaram por traumas complexos. Esses medos podem manifestar-se de diversas formas e comportamentos menos próprios, como tal, pode ser importante teres ajuda para identificar e trabalhar na base do problema, o quanto antes, com um bom profissional. 

2. 
Cães adotados sem raça definida são mais flexíveis — Enquanto os cães de raça pura têm características específicas, como habilidades de caça ou aparência física específica, os SRD têm a sua própria essência de fofura, bom temperamento e melhor capacidade de se adaptarem a diversas situações. 

3. 
Eles são únicos — Ninguém no mundo tem um cão exatamente igual aos SRD que encontras em abrigos locais. A diversidade de raças representadas pelos “cães rafeiros” oferece uma seleção muito mais ampla ao procurares um companheiro para sempre. É quase como uma impressão digital, vão ser sempre diferentes e com uma característica única. Em contraste, os cães de raça pura tendem a ser "iguais ao molde". O padrão para cães de raça pura é que eles se pareçam e se comportem de forma semelhante. Um SRD é único!

4. 
Cachorros, adultos e seniores - Cães adultos e seniores costumam estar mais disponíveis, do que os cachorrinhos— Se estás pronto para encontrar um amigo peludo num abrigo, mas a ideia de passar por todas as fases de criar um cachorro parece assustadora, ou se simplesmente não se enquadra no teu estilo de vida atual, não te preocupes! Há muitos cães adultos maravilhosos prontos e à espera de uma nova oportunidade. Podes escolher um cão com a idade, tamanho e temperamento ideais para a tua família, sem surpresas desconfortáveis ou imprevistas.
 
5. 
Menos gastos iniciais - Cães de raça pura oferecidos por criadores podem custar centenas ou até milhares de euros. Um valor muito mais acessível, em termos de custo-benefício, é o cão rafeiro, que precisa apenas do seu enxoval ou alguma pequena taxa de adoção.

6. 
Necessidades no local correto - Muitos dos cães sem raça que se encontram nos abrigos já foram membros de uma família e podem já estar educados para fazer as necessidades no local adequado.

7. 
Igualmente capazes de treino e competição - Cães adotados sem raça definida também podem competir e ser treinados— Embora cães de raça pura sejam procurados para competições em diversas categorias, como exibições ou pedigree, cães sem raça também podem competir. A arena mais comum para os estes cães é nas competições de agility. São igualmente capazes de aprender comportamentos e de serem treinados, independente de não serem de raça ou da idade.
 
8. 
Menos problemas de saúde — Se procurares cães de raça pura, é mais provável encontrares cães com problemas físicos ou congênitos, pois foram propositadamente criados para ter uma aparência e função específica. Algumas raças têm tendência a problemas de saúde típicos, enquanto os cães sem raça definida podem ser mais saudáveis em geral. Desordens específicas de raça incluem hipotireoidismo, cardiomiopatia, cataratas e displasia da anca.
 
9. 
A magia dos SRD é contagiante — Os genes característicos de determinadas raças tornam os cães de raça pura um pouco mais previsíveis. Já os “cães rafeiros” com têm misturas e várias linhagens, representam mais espontaneidade e uma aventura única. Se procuras uma amizade, lealdade, redução de stress e devoção, tudo num pacote cheio de pelo, adotar um cão traz tudo isso consigo independente da raça ou não raça 😛

10.
Estás a salvar uma vida — Quando adotas um cão de um abrigo, estás a salvar uma vida preciosa. A maioria dos cães abandonados são sem raça definida, e alguns canis ainda optam por eutanasiar aqueles que são considerados não adotáveis (seja pela idade, problemas de saúde ou problemas comportamentais) ou que estão lá há muito tempo. Ao escolheres um cão destes estás literalmente a salvar uma vida não só a vida do cão que trouxeste, mas a de outro que o abrigo ou canil poderá ajudar ao libertar espaço.  
 
O que poderia ser mais incrível do que isso? 


 
Espero que estas informações te ajudem na tomada de decisão, lembra-te e prepara-te para ajudares este cão a superar os seus traumas, não hesites em procurar a ajuda de um profissional o mais breve possível para não deixares escalar os problemas. Esse profissional pode inclusivamente ajudar-te no processo inicial de escolha ao avaliar os cães no canil ou abrigo com os quais estejas indeciso, e a conseguir prever melhor se esses cães se enquadrariam na tua dinâmica de vida ou não. 
 
Cão a olhar tristemente pelas barras de uma jaula - Capa programa Do Abandono à Companhia da AnimaAnimal
Imagem 4

Se precisares de ajuda mais concreta, estamos aqui para o que precisares!  

 
 

Autor:

Tags: abandono, problemas comportamentais, companhia, segunda oportunidade

« Voltar