Cães e crianças - Benefícios, responsabilidades e interações

2022-06-01   Publicado por:

Cães e crianças

Benefícios, responsabilidades e interações

 

Ao decidires “oferecer” um cão para o teu filho, certifica-te de pesquisar bem as características e necessidades das várias raças. Certifica-te que não tomas uma decisão emotiva apenas pelos lindos olhos do cão. Fala com os criadores (ou idealmente, se optares por uma adoção de um canil ou associação) ou com os voluntários ou funcionários, sobre o estilo de vida da tua família. Isto vai ajudar a que tenhas mais probabilidades de que o cão que vais recebe seja o mais adequado para toda a família.

Isto é válido também para a escolha de idades, um cachorro é uma sobrecarga de trabalho extra que tens que avaliar se serás capaz de gerir, um idoso pode não ser tão brincalhão e a criança não achar tanto interesse não conseguir brincar com o cão, um cão adulto também já traz consigo um passado de vida e pode ser imprevisível a nível comportamental. Tudo isto são fatores que tens que ter em consideração.

Além disso, pergunta a ti mesmo se o teu filho está pronto e se quer mesmo um cão ou cachorro, e lembra-te que as crianças devem estar sempre supervisionadas nas interações com um cão.

Não cometas também o erro de oferecer um cão/cachorro ao teu filho apenas por “capricho” sem que a criança perceba a responsabilidade enorme que é ter um ser vivo para cuidar, não é apenas um brinquedo que pode ficar caído em baixo da cama e esquecido quando perde o interesse.

Nesse sentido, não tenhas expectativas nem contes com a criança para assumir essa responsabilidade por inteiro, é uma irresponsabilidade enorme da nossa parte enquanto adultos exigirmos isso de uma criança.


As crianças têm um processo de desenvolvimento e aquisição de competências que têm que ser respeitadas e adaptadas a cada fase. Uma criança não pode nem deve ser responsável por um ser vivo, essa responsabilidade vai ser sempre dos adultos lá de casa. O processo é que pode ajudar a incluir a criança nas pequenas tarefas e responsabilidades, criando assim desde cedo essa competência nos mais novos, que é o que se pretende.

As crianças mais pequenas normalmente não percebem que um cão é um ser que respira, pensa e sente tal como eles próprios, então compete-nos a nós ensinar-lhes que um cão é um animal que pensa, sente e deve ser tratado com respeito.

 

Agora que falamos das partes mais “complexas” que te podem fazer pensar duas vezes, mas deixar-te preparado para o que pode vir, vamos falar dos enormes benefícios que crescer com um animal traz na vida de uma criança! 

Uma coleção de estudos científicos descritos por Nienke Endenburg e Ben Baarda no seu artigo The Role of Pets in Enhancing Human Well-being: Effects on Child Development, juntamente com outras pesquisas, mostram que os animais de estimação podem efetivamente ter um efeito positivo na saúde do teu filho.

 

1. Maior autoestima

Quando recebem tarefas, como ajudar no cuidado de um animal de estimação, as crianças mostram uma melhora na sua autoestima. As tarefas devem ser adequadas à idade, como permitir que uma criança de 3 anos que é muito jovem para passear com um cão, coloque a tigela de água no lugar.

 2. Mais compassivos

Vários estudos mostraram que as crianças que possuíam animais de estimação eram mais empáticas em relação aos outros. “Se há animais de estimação em casa, pais e filhos frequentemente compartilham os cuidados com o animal, o que sugere que os jovens aprendem desde cedo a cuidar e nutrir um animal dependente”, Endenburg e Baarda.

3. Mais apoio

Vários pesquisadores descobriram que as crianças costumam nomear os seus animais de estimação, quando perguntadas a quem elas recorriam quando têm algum problema. “Os animais de estimação podem fazer as pessoas se sentirem aceites incondicionalmente, enquanto outros humanos julgarão e criticarão”, continua o relatório.

4. Melhores habilidades cognitivas

Algumas pesquisas sugeriram que crianças que falam com animais de estimação, seja dando elogios e comandos ou apenas balbuciando, mostram um melhor desenvolvimento cognitivo. Algumas escolas e resgates de animais ainda têm programas onde as crianças praticam a leitura para animais. Os benefícios aplicam-se tanto às crianças quanto aos cães!

5. Menos stress

Foi comprovado que acariciar um cão reduz os níveis de cortisol tanto na pessoa quanto no animal de estimação. Além disso, pesquisas descobriram que os níveis de stress das crianças diminuem ao ler em voz alta para um cão.

6. São mais felizes

Brincar com um animal de estimação aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que acalmam a mente e aumentam o humor.


7. São mais saudáveis

Além dos benefícios óbvios de ser mais ativo e sair com mais frequência ao brincar com um cão (crianças com cães, tendem a ter cerca de 8 minutos diários de atividade a mais do que outras crianças, ao fim do ano são 48h a mais de atividade física), vários estudos também sugerem que crianças que têm cães têm menos probabilidade de desenvolver alergias.

8. São mais responsáveis

Ter um cão é uma grande responsabilidade, e envolver o teu filho nos cuidados do animal de estimação vai prepará-lo para responsabilidades mais tarde na vida. Por exemplo, vão precisar de levar um cachorro a fazer xixi a cada duas horas nas primeiras semanas. A hora das refeições também é uma ótima maneira de envolver as crianças nos cuidados com o animal de estimação. Pede ao teu filho ajuda a preparar a refeição do cão duas vezes por dia. Podes inclusivamente incitar a criança a atirar grãozinhos de ração para o chão para o cão apanhar, ótima forma de criar laços e de estimulação mental para o cão.

As crianças também podem economizar algum dinheiro da mesada para comprar aquele brinquedo ou acessório super giro que viram numa pet-shop para o vosso cão. (Atenção, não forcem a barra com isto, pode ser contraproducente se a criança for pequena demais, tem que ser uma decisão dela e se sentir feliz por oferecer algo ao seu melhor amigo) Ao mesmo tempo consegues ensinar um pouco a responsabilidade, utilidade do dinheiro e a empatia de a criança se sentir feliz ao ver o seu cão feliz com a oferta!

 

Uma singela sugestão… (coff coff 😊)



Procurem umas aulas de treino divertidas que possam fazer em família, certifica-te que o treinador tem sensibilidade para lidar com crianças também e que ajude a envolver o teu filho no processo. Ele vai sentir-se tão feliz e orgulhoso por aprender a comunicar com o seu cão e ao mesmo tempo aprender a fazer alguns truques com ele. Não há nada que crie mais laços e vínculo do que um processo de treino.

 

Com esse relacionamento criado e forte, vais certamente ver todos os benefícios de teres um cão integrado na tua família que falamos anteriormente, sem que isso seja uma sobrecarga só para um dos lados, quando a novidade deixa de ser interessante.



Agora falando de coisas mais práticas, é importante que o nosso filho saiba interagir com um cão, conhecer e respeitar a sua linguagem corporal e te tenha a ti como apoio para essas interações e educação. Muitas vezes tu próprio podes precisar de ajuda para conhecer melhor este universo e as aulas que falamos anteriormente podem ser muito úteis.

 

Mais algumas dicas práticas e fáceis de implementar:

+ Garante que as crianças têm disponível alguns sítios sem a presença do cão. Assim não precisas de estar constantemente a controlar e a dizer não faças isto ou aquilo, desta maneira também garantirmos que certas brincadeiras das crianças não sejam frustrantes para todos pela interferência do cão, ou que as pequenas peças de lego não se transformem em contas veterinárias.Deixar o cão sossegado quando está a comer ou a dormir.

+ A criança deve conhecer alguns sinais de afastamento do cão e respeitá-los, os mais facilmente identificáveis por uma criança, será o rosnar e o mostrar os dentes por exemplo.

+ Se a criança deixar cair um pedaço de comida ao chão ou mesmo um brinquedo e o cão chegar lá primeiro e apanhar, a criança deve ser instruída a não resolver sozinha a situação, nem se deve aproximar, deve ir chamar um adulto.

+ Se a criança está numa brincadeira muito entusiasta com saltos, gritinhos e coisas que tais, é possível que o cão também ligue o interruptor e comece a saltar, a ladrar, a morder ou a agarra coisas. Nesse caso a criança deve parar, respirar fundo e calmamente afastar-se para um compartimento diferente a que o cão não tenha acesso.

+ Tira algum tempo para ensinares o pequeno humano como tocar num cão. Mão aberta no ombro do cão, com movimentos calmos. Idealmente deves treinar isso com um peluche antes de começares diretamente num cão real. Depois ensina-os a acariciar o peluche, com movimentos curtos e tranquilos, tentando com que a criança mantenha sempre a mão aberta, sem os dedos fletidos enquanto faz as festinhas. Quando a criança perceber como deve ser esta interação experimentem no cão lá de casa, desde que o cão esteja à vontade com a criança e goste de receber festinhas. Tira tempo para esta atividade sempre sob a tua supervisão, não deixes que a criança tome a
iniciativa de o ir fazer. 

+ Ensina a criança a atirar brinquedos, (como bolas ou discos) e o cão a ir buscar e a trazer. É uma maneira simples e agradável de os cães e crianças interagirem. As crianças com cerca de 3 anos adoram atirar coisas, então esta pode ser uma boa forma de redirecionar isso para algo que contribua para uma amizade espetacular entre ambos.

+ Se não puderes supervisionar estas interações, então a regra de ouro é separar. Eu sei que os portões de bebé não ficam nada bem na decoração da casa, mas o benefício delas não é só a segurança das crianças, mas uma forma de garantir fácil separação entre crianças pequenas e cães. Se não tiveres nenhuma, avalia as zonas e compartimentos, que podes providenciar para o cão poder descansar e comer tranquilo, sem a interação da criança, nem com coisas que estejam acessíveis para ambos e que possam inadvertidamente causar um confronto.

Espero que estas dicas e sugestões te tenham ajudado, e que possas oferecer a oportunidade às crianças lá de casa, o privilégio e os benefícios associados de partilharem a vida com um cão!

 

 

Autor:

Tags: diadacrianca

« Voltar