Castração e comportamento

2022-09-13   Publicado por:

A castração ajuda ou influencia no comportamento do meu cão? A dúvida comum de muitos tutores é saber se a castração ajuda ou não a deixar o seu cão mais calmo, ou se de alguma forma minimiza alguns problemas comportamentais.

Neste artigo não vou falar em termos médicos das vantagens ou desvantagens da castração, mas sim sobre as reais influências no comportamento.

 

Cachorro recuperando no veterinário

Figura 1

 

De uma forma muito simplista e generalista, podemos dizer que em alguns casos, os cães castrados ficam mais calmos, uma vez que este procedimento cirúrgico, mexe com a produção de algumas hormonas que interferem no comportamento, nomeadamente a testosterona.

Por isso, é normal que após este procedimento, existam algumas mudanças, como a diminuição de comportamentos agressivos e mesmo do nível de atividade de alguns cães.

Mas com isto não estamos a dizer que todos os cães ficam mais calmos quando são castrados, ou que a castração modifica os comportamentos agressivos.

O mais importante de se perceber é de onde vêm os comportamentos agressivos, se estes comportamentos estão relacionados com a produção da hormona sexual, ou (como na maioria das vezes) está relacionado com fatores ambientais e experiências de vida, como uma sociabilização inadequada, traumas, doenças mesmo do foro neurológico, maus-tratos, abandono, medo e insegurança, são alguns dos exemplos mais comuns para as manifestações de problemas comportamentais.

Além disto, outros comportamentos indesejados, como ladrares excessivos, destruição, saltar nas pessoas e hábitos antissociais, não estão relacionados às hormonas sexuais, como tal, esses comportamentos permanecem inalterados após a cirurgia.

No entanto, um macho castrado vai comportar-se de forma mais tranquila irá na presença de uma cadela com o cio e deixar de lado a atitude competitiva na presença de outros machos

Especialmente no caso de comportamentos agressivos, é importante descartar problemas de saúde, porque uma das causas mais comuns, (principalmente quando esses comportamentos surgem mais subitamente), são quadros de dor.

 

Cão a ladrar
 
Figura 2


Descartada essa possibilidade e estando tudo bem com a saúde do teu cão, então aí sim, procura um especialista em comportamento de cães que não trabalhe com punições. Essa metodologia, embora pareça que funcione porque suprime o comportamento com base no medo, o mais provável é que a longo prazo as manifestações se tornem bem piores.

Portanto, como estás a ver, quando falamos em comportamentos indesejados, a castração não funciona como uma magia. Nem sempre o cão castrado fica mais calmo e na maioria das vezes as causas relacionadas com esses comportamentos nem estão relacionadas. Este procedimento só afeta nos comportamentos relacionados com as hormonas sexuais.

Comportamentos agressivos, ou indesejados, consequência de uma educação desadequada, e de problemas de relacionamento, não se vão resolver com a castração.

 

Espero que te tenha sido útil e no que podermos ajudar, estamos aqui!

 

Autor:

Tags: castração, comportamento, cão, doglovers

« Voltar