Como evitar mordidas de cachorros?

2022-09-07   Publicado por:

Se sofres com as mordidas de dentes agulha do teu cachorro por aí, quero ajuda-te a lidar com este comportamento e direcionar a energia para outro lado destas piranhas em forma de cão! 😀


Figura 1
 

Este é comportamento muito normal na fase de cachorro, eles exploram o mundo com a boca e passam pela troca de dentição, onde trocam os dentes agulhinhas para os definitivos.

Essa exploração, aliada ao desconforto da troca de dentes e ainda aliada à energia e vontade de brincar típica, não é incomum andarmos sempre arranhados e com marcas!

 

Então os nossos conselhos principais para te ajudar a lidar melhor com esta fase são:

ü  Não usar as mãos como brinquedo – Sim, por muito que apeteça não uses as tuas mãos como “iscas vivas” para os momentos de brincadeira. Garante que tens sempre um brinquedo como ligação entre a boca do teu cachorro e a tua mão. Cordas e peluches, são alguns exemplos de “chupetas” que garantem alguma distância à tua pele.

Figura 2
 

As únicas alturas em que permitimos o contacto entre a boca e a nossa pele é apenas para trabalho de inibição de mordida, em que damos feedback ao cachorro da intensidade que ele está a usar, se é muita e magoa, paramos a interação e afastamos-mos, se ele estiver cuidadoso e sem magoar, devemos elogiar e reforçar.

 

ü  Redirecionar a necessidade de roer – Sabendo que eles efetivamente têm a necessidade de roer e ainda mais intensa pelo desconforto dental, devemos suprir essa necessidade para objetos apropriados, isto também vai diminuir os estragos aí em casa:

- Brinquedos próprios e seguros de borracha, de preferência refrigerados para aliviar as gengivas

- Produtos naturais comestíveis, que ainda aliam e potenciam o relaxamento do teu cachorro, como por exemplo, cornos, hastes de veado, orelhas de porco desidratadas, rabos de boi, cascos de vaca, os Yaks dos Himalaias são um sucesso aqui na loja também!

 

ü  Confinamentos de curta e longa duração – Se permitires que o teu cachorro tenha acesso a toda a casa sem supervisão, ele vai certamente arranjar coisas para fazer na sua exploração caseira, durante o processo vai descobrir rodapés, chinelos, pernas de mesas e cadeiras. Depois de ele descobrir o quão bem lhe sabe isso, torna-se mais complicado “desensinar” mais tarde.

 


Figura 3
 

Não existem casas completamente baby ou pet -friendly (à prova de bebés ou animais), com tal, quando não podes supervisionar, garante que existe um lugar preparado e seguro para teres o teu cachorro, de preferência com as distrações que mencionei acima. Lembra-te que algum confinamento agora vai trazer a liberdade total posteriormente sem incidentes.

 

Figura 4
 

Se quiseres fazer um curso online e melhorar o teu conhecimento sobre comportamento canino, visita já a nossa escola virtual e conhece as opções que já estão disponíveis. 

Para o caso específico das mordidinhas dos cachorros, recomendo o curso Saltos e mordidas nos cães como resolver

Espero que tenha sido útil e partilha connosco as tuas dúvidas ou dificuldades neste tema.

 

Autor:

Tags: cão, cachorro, mordidas

« Voltar