Ladrar Excessivo - diferentes razões, diferentes soluções

2022-11-17   Publicado por:

Ora antes de abordarmos este assunto, há algo que precisamos de ter noção e que aqui na AnimaAnimal fazemos por transmitir aos tutores que nos consultam e que é fundamental para a gestão deste comportamento: para o cão ladrar é um comportamento perfeitamente normal. 😎

É a forma primordial de comunicação deles e a maior parte das vezes o ladrar é perfeitamente justificado, pois precisam de comunicar o que sentem ou acham importante no momento. O problema é quando se torna excessivo 😬

Então, vamos ver algumas das situações em que tal pode acontecer mais frequentemente e como minimizar ao limite do aceitável e normal.

 

Estão excitados! – Há muitos gatilhos que fazem disparar o ladrar por excitação. Talvez o teu cão o faça quando chegas a casa 🏡 ou quando um amigo se chega à porta ou ao portão 🐕. Cães que ladram quando estão excitados podem ladrar enquanto brincam 🥎 ou quando veem algo de que gostam 🐩 ou mesmo só quando se sentem em alta! 😁

Cães que ladram excessivamente por excitação, devem trabalhar mais o autocontrole. Nas brincadeiras é importante fazer quebras frequentes, o que nós gostamos de chamar o ON-OFF, como o interruptor e evitar que a brincadeira leve o cão a esses picos, de onde eles ainda não sabem sair!

 

Querem algo. Este é o chamado ladrar para pedir, embora muitas vezes mais parece o ladrar de um qualquer mau chefe 🤭. Quem nunca foi “avisado” que era hora de ir passear ou de ir buscar o saco da ração? 🤤

Este tipo de ladrar também é frequente quando treinamos um cão com comida. 🧆 Quando eles ficam frustrados ou impacientes por estarmos a retardar os treats mais do que eles acham que devemos, podem começar com este tipo de ladrar para “recomendar um ritmo de entrega diferente” 😮 porque ainda não conseguem lidar com aquela frustração da espera, mas que é tão importante de se ensinar com exercícios de auto-controle.

 

Estão a tentar alertar-nos para algo. O ladrar de aviso é utilizado regularmente pela maior parte dos cães. 😬 Podem ladrar quando alguém se aproxima do que consideram o “seu” e nosso espaço, quando há algum barulho ou situação desconhecida 🤕, ou quando algum outro cão na vizinhança ladra.

A maioria de nós conseguimos apreciar um nível razoável de ladrar de aviso (todos gostaríamos que os nossos cães nos avisassem se alguém entra não anunciado em nossa casa, ótimo alarme, primeira barreira de defesa!). O problema é que a avaliação que o nosso cão faz é muito generalista e na maior parte das vezes, o ladrar de aviso é usado exageradamente sem necessidade ou quando continuam a ladrar mesmo depois de já não haver necessidade… 😒

Nestes casos, devemos “agradecer” o aviso e ensinar um comportamento de calar sobre pedido. Investigamos se está tudo bem, agradecemos e pedimos para o nosso cão se calar. Pode ajudar também redirecionar a atenção dele para outra coisa.

 Cães que estão muito tempo no exterior, também tendem a exagerar neste tipo de ladrar, estão sempre com “as antenas no ar”, o que não é bom quando queremos trabalhar um cão mais equilibrado.

 

Estão com medo. Todos temos medo de algumas coisas e os nossos cães também. 😨 Por vezes em sítios perfeitamente conhecidos e habituais algo tão regular e comum como um monte de folhas, uma pilha de tijolos de construção ou um ramo caído podem ser gatilhos para uma sessão de ladrar de medo. A surpresa, a falta de coerência com o que consideram habitual ou comum pode surpreendê-los e como muitos humanos eles desconfiam do que não conhecem e reagem negativamente ao que desconfiam. 😠 Ora a reação mais lógica para eles é a de tentar afastar o perigo e a sua ferramenta mais eficaz é o ladrar.

Este tipo de ladrar é relativamente comum em cães adolescentes ou com fraca sociabilização a estímulos diversos. São os que chamamos de cães pessimistas, sempre à espera do pior numa situação nova.

Normalmente quando o ladrar abranda ou subsiste por do outro lado não se ver nenhuma reação ou sinal de perigo, a curiosidade acaba por vencer e a investigação do que os assustou começa. 😋

Alguns cães no entanto têm medo de uma quantidade significativamente maior de coisas e situações, seja pela sua constituição, seja pela sua história e já trabalhamos com muitos casos aqui na AnimaAnimal, no âmbito da Consultoria Comportamental, com medo de pessoas, outros cães, chapéus, carros, motas e até skates 🛹 E é preciso ter muita atenção nestes casos, pois antes de se resolver o problema do ladrar temos que intervir na desconstrução do próprio medo ou qualquer trabalho será inglório. ☹️

 

Não se sentem bem sós. 😥 Mais uma situação com a qual nos deparamos muitas vezes e para a qual até dedicamos um dos cursos da AnimaAnimal a este assunto: o curso de Ansiedade por Separação em Cães. Não é sempre ansiedade por separação claro, algumas vezes estão só aborrecidos 😒e querem chamar a atenção de alguém ou pura e simplesmente ladram aos outros cães ou aos gatos que vêm passar pela janela🐈. Assim sendo, neste caso em específico chamamos-lhe ladrar de aborrecimento e naturalmente tem muitos elementos dos outros tipos de ladrar.

Seja de que tipo for se temos um cão que ladra quando está sozinho precisamos perceber o porquê de ele o fazer e principalmente como podemos minorar a situação que lhe pode estar a causar desconforto. 🤨

 

Conclusão:

Existem vários tipos de ladrar e todos eles têm uma causa para a qual devemos prestar atenção. Muitas vezes existe também uma combinação de fatores e o mesmo cão pode demonstrar diferentes tipos de ladrar.

Devemos ainda lembrar que o comportamento de ladrar escala e torna-se cada vez mais frequente e intenso quanto mais o cão o pratica. Para piorar o cenário, ladrar é um comportamento auto-reforçante para o cão, ele sente-se bem ao fazê-lo. 🤯 Pode também ser reforçado pelas pessoas ou ambiente, por exemplo o carteiro que se aproxima das casas, abranda, para, coloca a carta, o cão ladra e ele afasta-se...já se ia afastar de qualquer maneira, mas o cão acha que foi por causa dele e como tal o ladrar resulta para afastar algo potencialmente perigoso. 💪🤦‍♂️ Ou ainda uma pessoa que cede ao ladrar de chamada de atenção, nem que seja para gritar com o cão, ou para lhe dar o que ele pretende.

Portanto, ladrar é normal, ladrar excessivo é que nos pode indicar uma causa subjacente onde devemos trabalhar primariamente. 🤓 Tendo isso resolvido, o comportamento pode diminuir o suficiente até ao ponto de ser aceite como tolerável. 😁 Nessa altura podemos ajudar introduzindo o ensino do comportamento para calar sobre pedido, que ajuda o cão a perceber que já não existe motivo para o continuar a fazer.

Como sempre a AnimaAnimal está à vossa disposição para fazermos uma análise, estabelecermos um plano de ações e atacarmos o problema pela raiz para que tanto vocês como o vosso cão possam viver com a maior tranquilidade possível.

Mesmo quando ele está a ladrar… 😁

 

Autor:

Tags: cão, ladrar, excessivo, razões, soluções, educação, treino

« Voltar