O truque para um passeio sem puxões

2021-02-16   Publicado por:

De uma forma ou de outra todos já por lá passamos. Conseguimos ultrapassar a resistência e a preguiça, levantamo-nos do sofá e vamos satisfeitos, e confiantes na nossa conquista, passear o nosso cão, apenas para passar a próxima meia hora no que mais parece uma luta de gladiador, com um interminável jogo de tug of war e desespero, enquanto o nosso amigo nos leva de rastos por onde lhe apetece, à velocidade que lhe apetece, metendo-se em todo o lugar, passando sempre do outro lado dos postes e ignorando completamente os nossos pedidos e súplicas, gritos e admoestações entre dentes!
 
No final, já em casa, e com gelo nos joelhos, nos cotovelos e nos ombros, acabamos sempre a pensar o mesmo: como é que esta experiência pode deixar de ser tão custosa? Ora, a AnimalAnimal está aqui para ajudar e é para isso que este artigo apresenta um truque muito simples que vos ajudará imenso neste processo!
 
Imagem 1: Sente inveja desta imagem? Está no sítio certo! :D
 

De salvaguardar que mais importante que o truque que vos iremos ensinar, as duas condições fundamentais para um passeio de sucesso e a satisfação de tanto tutor como cão são:
 
  1. Garantir que o nosso cão tem as suas necessidades de estimulação mental supridas e os seus passeios diários cumpridos o mais regularmente possível. Um cão entediado por falta de estimulação, ou que passeie pouco, vai viver esses momentos com um entusiasmo exagerado. Como tal, a nossa tarefa de o manter mais tranquilo durante os passeios, vai ser muito dificultada.
  2. O segundo passo, é a escolha adequada de material para usar nos passeios. Ou seja, não é só amarrar uma corda e lá vamos nós!

A escolha de um bom peitoral, de preferência um peitoral de clipar à frente e não nas costas (ter o peso do cão distribuído por mais pontos facilita imenso ao invés de uma coleira, que para além de dificultar a tarefa ainda prejudica a traqueia do seu cão), ter uma trela com o comprimento adequado (trelas extensíveis são um grande não não…), ter água, alguns snacks, fará toda a diferença na hora de tornar o passeio mais prazeroso para vocês e para ele.

O Truque Para Um Passeio Sem Puxões - 2

Imagem 2: Peitoral de clipar à frente - interrompe o puxar pelo simples desviar do cão aquando do movimento
 
Vamos então ao que provavelmente vos trouxe aqui: o jogo do pára/arranca.

O quê, perguntam vocês, o truque que nos vão ensinar é algo assim tão básico? Sim, na verdade até é, mas tem muitas variantes, subtilezas e pormenores que podem ser implementados para facilitar o vosso trabalho e satisfazer muito mais o vosso cão. 
 
Então e em que consiste mesmo esta nossa maravilha da Natureza?
 
Pode ser um pouco frustrante para nós ficar “preso no trânsito” de um passeio canídeo, mas este jogo é muito eficaz e o cão aprende-o rapidamente permitindo muito mais facilmente controlá-lo e ter uma experiência mais calma e tranquila nos passeios.
 
Consiste no seguinte: de cada vez que o cão dá um puxão mais forte, nós paramos e bloqueamos o máximo que conseguirmos a trela, obviamente mantendo o conforto do animal.
 
O cão vai continuar a tentar puxar até perceber que não consegue ir a lado nenhum e eventualmente foca a atenção dele em nós, dirigindo-nos um olhar. Nesse momento, aproveitando que ele provavelmente não está a puxar na trela, podemos retomar o passeio.
 
Esta quebra e desvio de atenção do que motivou o puxão é importantíssimo e faz com que tenhamos um controlo muito mais aprimorado sobre o comportamento do cão e a sua postura. Ao fazermos com que se foque em nós estamos também a fortalecer a relação entre ambos e podemos mesmo dirigir-lhe algumas palavra calmas e ao recomeçar a marcha recompensá-lo verbalmente com uns elogios, de forma a que se criem associações positivas entre nós e ele e entre a quebra do puxão e o cão.
 
Tendo esta forma mais básica controlada podemos introduzir alguma evolução, sendo que esta tem que ser treinada em casa antes de se colocar em prática na rua, mas que torna ainda mais fácil a tarefa: o pára/arranca com senta.
 
Primeiro ensinem o seu cão a sentar sob pedido. Quando ele o fizer bem, comecem a treinar o pára/arranca com o senta:
 
  1. Começam por dar um passo em frente com o cão junto à vossa perna, com a ajuda de alguma comida na mão para o manterem perto, param e pedem um senta. b. Quando ele sentar, reforçam com a comida. Recomecem a dar mais alguns passos e sempre que param, pedem o senta e reforçam
  2. Em pouco tempo, o cão vai começar a associar o vocês pararem a ter que se sentar e nessa altura começa a ser automático, deixando até de ser preciso pedir o senta. O código passa a ser: tutor pára, cão senta.
 
O Truque Para Um Passeio Sem Puxões - 3

Imagem 3: O junto
 
Novamente podem introduzir mais alguma dificuldade para se prepararem para o passeio no exterior através da utilização de circuitos, com cadeiras, cones, brinquedos, etc. e fazerem este jogo contornando todos esses obstáculos. Parem regular e inesperadamente e com frequência.
 
Agora chegou a hora de trazerem este pequeno jogo para a rua!
 
Comecem por tentar na porta ou portão de vossa casa, minimizando assim as distrações e controlando mais os potenciais problemas.
 
Passem depois para o exterior mas tentem usar este jogo quando o vosso amigo decidir puxar mais do que o aceitável, vão haver sempre estímulos que os fazem “fraquejar”, portanto no início não sejam muito exigentes, apliquem apenas quando ele der puxões realmente fortes.
 
Pára/senta/avança. Não se esqueçam que depois do treino feito o que vai formar este comportamento vai ser o avançar. Este vai ser o reforço do vosso cão, já que lhe estão a permitir ir cheirar o que ele quer, onde quer, mas nas vossas condições, sem arrastos.
 
Depois, com o tempo e calma, comecem a ser mais exigentes e tentem que a trela ande sempre laça, ou seja, sem tensão e não se esqueçam que o passeio é para o vosso cão, devem permitir que ele cheire e explore o mundo (garantindo a segurança para vocês e para ele)!
 
O Truque Para Um Passeio Sem Puxões - 4

Imagem 4: O passeio descansado
 
 

Bons passeios! :)

 
 

Autor:

Tags:

« Voltar