Passagem de ano + fogo de artifício = pesadelo para cães e gatos

2021-12-15   Publicado por:

Cenário: noite de passagem de ano. Alguns segundos antes da meia noite e todos estão de copo na mão a aguardar as badaladas. Uns segundos antes da meia noite (há sempre um espertinho com o “relógio adiantado”) começa o lançamento de foguetes que anuncia a entrada no novo ano. E nesse preciso momento, começa o festival de uivos, corridas desenfreadas, procura por lugares para se esconderem e consequente atropelamento de tudo e todos. Resultado? Copos partidos, canelas amassadas, móveis desarranjados, o caos… Parece-lhe familiar? Pois, passam-nos muito disso pela mão...
 
É algo muito bonito de se ver, é um símbolo de celebração, mas infelizmente também é um motivo de sofrimento para algumas pessoas, crianças e animais.
 
É muito comum vermos animais aterrorizados com o som de fogo de artifício, trovoadas, secadores ou aspiradores. Grande parte deste medo, poderá ser minimizado se os nossos cães e gatos tiverem sido expostos a estes no seu período de sociabilização, com associações positivas aos mesmos (como costumamos fazer nas nossas sessões, vejam o nosso vídeo aqui). Mas mesmo com essa associação positiva, os animais, têm uma audição muito sensível a sons fortes e agudos e podem até mesmo sentir dor nos seus ouvidos com estes.
 
Para vos ajudar na gestão desta situação, neste artigo deixamos algumas dicas para minimizarem o sofrimento dos vossos animais (e o vosso, por associação), principalmente em alturas como a passagem de ano, em que o acontecimento é previsível.
 
  • Garantam ao vosso cão, um belo, grande e estimulante passeio antes do fogo de artifício começar. Um cão cansado e mentalmente estimulado, reagirá de uma forma muito mais pacífica a situações destas.
 
  • Preparem algumas atividades estimulantes para eles se entreterem durante este evento. Boas ideias são os brinquedos dispensadores de comida, Kongs recheados, ossos seguros para roer, acima de tudo o que eles gostem (nunca ofereçam ossos cozinhados, devem ser sempre crús e previamente congelados e aptos ao tamanho do vosso animal). Também existem orelhas de porco desidratadas, tendões e outros produtos semelhantes, que, para além de serem naturais, são muito seguros.
O acto de roer liberta endorfinas no cérebro do vosso animal, o que lhe trará uma sensação de conforto e bem estar durante este evento potencialmente stressante. Caso o façam, deixem-no sossegado, não interfiram até que ele acabe de roer ou desista da atividade.
 
Um osso natural deve ser o recurso mais valioso que pode dar a um cão ou gato! Como tal, é normal que eles reajam negativamente a uma aproximação de alguém, mesmo que normalmente sejam animais pacíficos.
 
  • Também podem disponibilizar brinquedos de que gostem muito, ou mesmo brincar com eles de forma a distrai-los durante o fogo de artifício. Se o fizerem façam-no de forma calma e tranquila, sem forçar e acima de tudo sem dar a entender que o estão a fazer pelo fogo de artifício. Tentem usar brincadeiras menos agressivas e manuseio menos intenso de preferência.
 
  • Mantenham sempre o vosso cão ou gato dentro de casa durante o fogo de artifício. Milhares de animais fogem de casa durante estes eventos tal é o medo e stress a que ficam sujeitos, a única coisa que querem é correr até encontrarem um lugar onde se sintam seguros. Muitos saltam muros bem altos e arranjam formas de escapar dos quintais e jardins de casa, como escavar debaixo das vedações. Com este estado de espírito é muito fácil perderem a sua orientação e acabarem completamente perdidos e longe demais para conseguirem localiza a sua casa de novo.
 
  • Fechem todas as janelas e portas, para evitar que o vosso animal fuja com o medo e para minimizar ao máximo o som (não se esqueçam de trancar também as portinhas de acesso ao exterior que possam ter instaladas nas vossas portas). Corram as cortinas e liguem a televisão ou rádio (não demasiado alto, pode ser contraproducente) de forma a disfarçar um pouco o som dos estrondos dos foguetes que ainda se possa ouvir.
 
  • Ainda assim, se possível, garantam que o vosso animal tem um acessório identificativo, pelo menos, por exemplo, uma coleira com uma medalha com o vosso contacto. Outra ideia são os GPS. Existem quer para cão, quer para gato, e asseguram uma maior eficácia na hora de procurar por eles, já que a localização é mais precisa e basta portanto segui-los na aplicação no vosso telemóvel, em tempo real, até à posição deles, não estando assim dependentes de terceiros para encontrar o vosso animal. Gostámos tanto que passámos a disponibilizá-lo nas nossas lojas!
 
  • Também é importante que o vosso animal esteja microchipado. Para além de obrigatório, é uma mais valia em caso de fuga e perda de medalhas identificativas. Assim, qualquer veterinário poderá chegar facilmente ao vosso contacto.
 
  • Prepare um cantinho onde o vosso animal se possa sentir seguro e confortável, por exemplo, debaixo da cama ou de algum móvel ou nalgum sítio para onde ele já tradicionalmente vá quando está assustado ou inseguro. Coloquem alguma da vossa roupa velha, para que o vosso cheiro o tranquilize ainda mais.
 
  • Deixe o seu animal andar livre pela casa, para que possa escolher um sítio onde se esconder e onde se sinta seguro. Se se for esconder debaixo da cama ou do sofá, deixe-o estar e não o tente tirar de lá.
 
  • Mantenha-se calmo, aja normalmente e se conseguir, elogie e recompense-o muito se apresentar comportamentos calmos. Não há problema de lhe dar miminhos se eles gostarem e se os ajudar a acalmar (muitos gostam de massagens nas orelhas nestas alturas), mas se ele recusar e preferir esconder-se debaixo da cama, deixe-o. Excesso de “comunicação” nestas alturas (como andar atrás dele, a tentar acalmá-lo e com frases como “está tudo bem” costuma piorar ao dar a entender ao seu animal que ele tem motivos para estar preocupado, uma vez que vocês estão a demonstrar essa preocupação.
 
  • Evite, sempre que possível, deixar o vosso animal sozinho nestas alturas stressantes. Se tiver mesmo que sair, ou for algo imprevisível, não se chateie com o seu animal se encontrar coisas destruídas, ou necessidades feitas fora do sítio. Gritar ou castigar um animal que já está neste estado só irá fazer com que ele se sinta ainda mais stressado e associe estes eventos a consequências negativas.
 
  • Nunca prenda o seu animal no exterior durante estas alturas, seja à porta de uma loja enquanto entra, seja no carro ou no quintal. Para além de não lhe estar a dispor de alternativas que o acalmem, ainda correm o risco que o vosso amigo se magoe seriamente ao tentar fugir.
 
  • Nunca leve propositadamente o seu animal para um lugar onde saiba que irão ser lançados foguetes ou fogo de artifício. Mesmo que eles não reajam, não significa que esteja felizes ou satisfeitos, lembrem-se que um som tão forte como este, é muito incómodo para eles. Bocejar consecutivamente, arfar constante, lamber lábios, são algumas sinais de que o vosso cão está stressado e incomodado.
 
  • Em casos mais problemáticos, fale com o seu veterinário atempadamente, para recomendação de produtos calmantes para estas alturas. Existem alguns naturais no mercado, como o Adaptil por exemplo, que contêm feromonas calmantes.
 
  • Com algum tempo, também podem pedir ajuda a um treinador qualificado, que use reforço positivo para fazer um trabalho de dessensibilização a este tipo de som. Normalmente funciona muito bem quando ainda são bebés, mas em adulto também se pode fazer trabalho para minimizar muito estes traumas.
 
É difícil (se não mesmo impossível) explicar a um cão ou a um gato, porque é que a noite, que deveria ser calma e tranquila, de repente se torna tão barulhenta e iluminada, mas esperamos que estas dicas vos ajudem a gerir melhor estes eventos.
 

Boas entradas e um ótimo 2022!

 

Autor:

Tags:

« Voltar