Porque é que o teu cão te lambe e como pará-lo (se quiseres, claro 😁)

2023-02-02   Publicado por:

SCHLEP SCHLEP! 😜

 
Muitos cães gostam de lamber os seus humanos. Algumas pessoas estão felizes por estarem na extremidade recetora das lambidas dos cães, enquanto outras consideram-na pouco higiénica.

A lambidela de um cão pode ser maravilhosa, ou... mal cheirosa!
Imagem 1

Lamber é um comportamento natural para os cães. Os cachorros de canídeos selvagens (ou cães selvagens ou de rua) lambem a boca dos seus pais, o que leva os pais a regurgitarem comida para eles. As mães também lambem instintivamente os seus cachorros para os limpar, e os cachorros lambem as suas mães em troca. Lamber é também um sinal de afeto que causa uma libertação de oxitocina; sabe bem ao cão que lambe, assim como ao cão que é lambido! 🐶 Os cães também exploram o mundo com a língua - provando o seu ambiente.

Mas e que tal lamber os humanos? Sim, o teu cão pode demonstrar o seu afeto por ti quando te lambe e pode também estar a receber um pequeno impulso de oxitocina. Ele pode também lamber como gesto de apaziguamento se pensar que estás aborrecido com ele. Ele pode estar à procura de atenção, ou simplesmente a “lavar bons sabores” - qualquer coisa, desde aquela manteiga de amendoim nos teus lábios até à loção para a pele que colocaste esta manhã! 😜

É PERIGOSO UM CÃO LAMBER-TE?


Permitir que um cão te lamba, particularmente na cara, tem o potencial de te expor a bactérias patogénicas de origem alimentar, tais como salmonella, campylobacter, e pasteurella, bem como leptospira, a bactéria que causa leptospirose e que se encontra na urina ou nos fluidos corporais de animais infetados. Se estiveres confiante que o teu cão não foi exposto a bactérias patogénicas e que não estás em situação de imunossupressão, podes correr o risco. Atenção que há uma série de outros fatores que podem fazer diferença, mas cuja probabilidade é muito mais baixa. De qualquer forma prevenir é melhor que remediar, caso tenhas alguma ideia de que o prejuízo pode ser maior que o benefício, joga pelo seguro.

Gonna just lick my dog butt
Imagem 2


Também é preciso lembrar que os cães comem coisas “menos apetecíveis” para nós humanos, incluindo uma variedade de fezes de animais, animais mortos, plantas e lixo aleatório - e que lambem as suas próprias extremidades inferiores e zonas íntimas, para as manter arrumadas. Ora quando lambem a tua cara, partilham tudo isso contigo! Podes, no entanto, minimizar o risco evitando o contacto da língua do cão com a tua boca e nariz.

Inversamente, se usares qualquer creme medicinal ou óleo tópico, permitir que o teu cão te lamba a pele pode ser prejudicial para ele. As pessoas que utilizam formas tópicas de hormonas ou medicamentos para a dor devem consultar o seu veterinário antes de permitirem que os seus cães os lambam. Pode valer a pena perguntar-lhes sobre protetor solar e outros medicamentos tópicos também.

COMO IMPEDIR O MEU CÃO DE ME LAMBER


Felizmente, se não fores fã de ser lambido pelo teu cão, há uma série de métodos suaves para desencorajar este comportamento (sim, suaves, nada de empurrar para longe ou “sacudidelas de pó”:

1. Dá ao teu cão algo que tenha mais a ver com ele. Ocupa a sua boca e dentes com um snack para roer saboroso, um brinquedo recheado de comida ou um tapete “recheado” de grãos de ração.

2. Ensina-o a tocar e depois recompensa-o por tocar com o seu nariz alvos que estejam a uma curta distância do teu corpo.

3. Enriquecimento! Um cão cansado é um tutor feliz. O exercício mental e físico é suscetível de reduzir a sua necessidade de lamber, uma vez que vai buscar a ocitocina a outras atividades 😊

4. Vira-te quando ele te tentar lamber. Se ele procura atenção, previne a sua lambidela dando-lhe atenção antes que a língua apareça. Depois, vira-te se aparecer.

5. Muda de gel de duche ou loção. O teu cão pode sentir-se atraído pelo cheiro do que estejas a usar. É fazer alguns testes para tentar encontrar um que ele goste menos.


Nothing like a Kong Classic
Imagem 4


Finalmente, se a lambidela do teu cão for excessiva, considera se pode ser um sintoma de um transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Se for esse o caso, é melhor procurar a ajuda de um profissional qualificado em comportamento canino para encontrar táticas que desencorajem o comportamento persistente de lambidela do teu cão. Pode ser uma demonstração externa de um problema interno.

Em última instância, desde que não seja nada ligado a problemas de saúde, se és fã de lambidelas normais de cães, vai em frente e desfruta desses beijos! 😁


Dog hug
Imagem 5

Autor:

Tags: cão, lamber, carinho, enriquecimento ambiental

« Voltar