Tinoni, Tinoni, Tinoni! Ahuuuuuuu!

2019-11-11   Publicado por:

 

Porque é que alguns cães uivam quando ouvem sirenes?
 
Tinha eu aproximadamente 7 anos e lembro-me vividamente dos primeiros concertos canídeos que assisti. Estes aconteciam quando a minha avó tocava a sua harmónica e eram absolutamente extraordinários!
 
Os artistas eram o Putchi e o Snoopy, dois irmãos completamente distintos em características físicas e comportamentais mas que partilhavam o gosto incomum das serenatas...
 
Lembro-me tão bem que quando a minha avó pegava na sua harmónica, estes dois pulavam de onde estivessem para se sentarem ao lado dela e em coro acompanharem a melodia canina mais harmoniosa que já ouvi!
 
De um lado uns diziam que eles uivavam porque gostavam do som e de cantar, de outro lado diziam que provavelmente lhes custava ouvir esse som e por isso “reclamavam”. Eu sempre achei que aquele comportamento tinha pouco de “reclamação”, pareciam tão satisfeitos! A postura deles ainda antes de ouvirem o som e a maneira como acompanhavam a melodia que a minha avó tocava tinha mais a ver com um estado de satisfação. Mas eu tinha apenas 7 anos :)
 
Hoje volto a perguntar-me o porquê de certos cães manifestarem esse comportamento. Tenho uma cadela com 1 ano e meio que de cada vez que ouve uma sirene de bombeiros ou ambulância, tem a mesma reação.
 
É uma cadela bem sociabilizada, que inclusivamente não manifesta medo de outros sons agudos ou estrondosos, nem mesmo com fogos de artifício aos quais se habitou desde bebé em festejos do Futebol Clube do Porto na Praça Velasquez. Por mero acaso porque nem sequer somos adeptos e portanto não fomos propositadamente festejar :P
 
Agora com quase mais 30 anos do que na altura, fui tentar perceber um pouco desde fenómeno e pesquisar sobre este tema. Partilho convosco o que descobri:
 
Em primeiro lugar nem todos os cães manifestam este comportamento (tenho mais 2 cães com mais idade do que a Ella que não reagem a estes sons).
 
Pensando na primeira teoria de que estes sons possam ser desconfortáveis para eles, justifica-se com o facto de que a audição dos cães é bem mais sensível que a nossa. Os cães podem perceber sons até 60kHz enquanto nós humanos apenas conseguimos alcançar os 20kHz. Graças a isso os cães podem perceber sons que para nós são inaudíveis. Assim sendo, muitas vezes eles respondem a sons de frequência que nós não percebemos e que podem ser-lhes desconfortáveis.
 
De salientar que alguns cães uivam sem qualquer estímulo auditivo e que se pode prender com problemas emocionais e comportamentais, como a ansiedade por separação por exemplo, onde os cães não conseguem gerir e lidar com a solidão e desconforto que sentem.
 
Além de as sirenes se tratarem de um som agudo que pode incomodar a audição dos cães, pode haver outras justificações, como por exemplo o facto de este tipo de som ser idêntico ao uivos dos seus companheiros que comunicam estados emocionais ou de alerta como perigo iminente (predadores), solidão, medo ou mesmo um pedido de ajuda.
 
Assim sendo, os cães que reagem com uivos a sirenes poderão estar a responder a possíveis pedidos de ajuda e a comunicar a sua presença.
 
Perante estes sons tão particulares que o animal identifica como sendo um som idêntico ao de um uivo, o vosso cão não pode fazer outra coisa senão responder ou imitar estes sons.
 
Os pesquisadores não têm claro porque é que isto acontece, no entanto acreditam que se deve ao modo como o animal interpreta estas frequências auditivas.
 
Tanto no ambiente selvagem como no doméstico, os uivos conseguem ser ouvidos a grande distância, mas os cães não uivam apenas ao ouvirem uma sirene. Depende muito da sensibilidade de cada um, muitos uivam a outros sons agudos fortes também, como por exemplo:
  • Alarmes 
  • Algumas músicas
  • Certos instrumentos, como flautas ou clarinetes (ou a harmónica da minha avó :) )
 
Para além disso, o uivo dos cães não é nada mais do que uma das suas muitas formas de comunicação, como também são: - Os latidos - Os gemidos - Os grunhidos
 
O que é certo é que o uivo não cessa até que o estímulo auditivo termine!
 
Mas é claro que tudo isto não significa que na verdade o vosso cão não esteja a ser perturbado pelos sons agudos fortes. Se for esse o caso, certamente repararão noutras posturas para além do uivo, como o movimento das orelhas e o tentar esconder-se para fugir ao som que o está a incomodar!
 
Entre as diferentes crenças populares, ainda se ouve uma que diz que os cães uivam quando ouvem sirenes de ambulância porque pressentem a morte, mas isso não parece ser relevante nesta situação.
 
É verdade que eles conseguem sentir as necromonas mas não a grandes distâncias e normalmente reagem sempre ao som independentemente das condições e destino dos tripulantes destes veículos.
 
Agora, uma questão importante, devemos reagir a este comportamento dos nossos cães?
 
Em primeiro lugar, se o vosso cão está a responder ao que ele acredita ser um uivo de outro cão, então devem relaxar, lembrem-se que o cão não está a fazer nada mais do que manifestar o seu instinto secular, que aflora em plena cidade ao ouvir uma sirene de emergência.
 
Vale a pena lembrar que o cão manifesta este comportamento de maneira instintiva de modo que reprimi-lo seria negativo além de ser difícil evitá-lo.
 
O nosso conselho é que permitam o vosso cão a expressar-se! Bem desde que não seja às 3 da manhã :D
 
Podemos, no entanto, tomar algumas ações, como por exemplo: 
  • Se vão na rua quando passa uma ambulância e o cão reage com uivos, é importante que ignore e continue a andar. Devem agir com calma e sem dar atenção. Isso ajuda o cão a perceber que nada de mal vai acontecer com aquele estímulo. Se, pelo contrário, o tentarem acalmar e pegarem nele ao colo ou algo semelhante, apenas reforçam o sentimento de que se calhar existem motivos de preocupação.
  • Claro que se repararem que esta reação é por medo e que o cão tenta pedir abrigo por exemplo ao tentar esconder-se, devem sim dar-lhe mimo e proteção. Lembrem-se que o medo é uma emoção e como tal não se reforça de maneira nenhuma. O que se deve evitar é comportamentos negativos em resposta como correr, ladrar compulsivamente e destruir coisas, por exemplo.
  • Se estiverem em casa e perceberem a aproximação deste tipo de sons, o ideal é tentarem distrair o cão antes que ele comece a uivar, usem reforços muito altos para ele, seja com brincadeira ou com petiscos de longa duração, por exemplo ossos ou Kongs recheados. Isto ajuda a evitar que o cão ladre ou uive enquanto o mantém ocupado e distraído do som ao mesmo tempo que o reforçam por não reagir.
 
No caso de o cão uivar regularmente sem motivo aparente consulte um médico veterinário. Muitas situações clínicas podem justificar isto, como a demência senil ou dor crónica!
 
Vejam agora um pequeno vídeo da nossa cadela Ella nesta situação!
 
Partilhem o que acham que ela está a sentir pela postura dela e porque motivo uma cadela bem sociabilizada a sons poderá reagir assim?
 

Autor:

Tags:

« Voltar