Cães Pilhas Duracell?! 😩

2023-01-09   Publicado por:

SERÁ QUE O TEU CÃO “PILHAS DURACELL” NÃO PRECISA É DE MAIS DESCANSO? 🤨

 
Quando tens um cão de alta intensidade que pura e simplesmente não para, nem se cansa com qualquer que seja a quantidade de exercício que fazes com ele, a solução pode ser altamente contraintuitiva!

Aparente tranquilidade...
Imagem 1

A “nossa” Ella (sim, entre aspas porque ela é que está connosco, não temos ilusões nenhumas 🤣) "foi", durante uma porção da sua adolescência uma cadela verdadeiramente desafiante. Altos níveis de energia, facilmente frustrada e incrivelmente vocal quando as coisas não aconteciam como ela queria! Havia dias em que ela pura e simplesmente corria que nem uma desvairada pelo quintal e pela casa, passando rapidamente a tentar fazer buracos descontroladamente nas suas camas (suas. várias. camas… 😭) tentando depois replicar o efeito em todas as camas de humano que encontrava (altura em que perdeu o acesso aos quartos, uma pessoa chega a determinada altura e já não tem mais material nos edredons para conseguir coser!). Não satisfeita, obviamente, dirigia-se a nós parava a milímetros da nossa cara e desatava a ladrar o mais alto que conseguia ao mesmo tempo que nos atirava brinquedos para cima. 🙈 Desafiante é uma forma de designar…

Quando tenho clientes com cães como a Ella nessa fase, eles chegam à mesma conclusão que a maior parte das pessoas chega – o cão precisa de mais exercício para ficar cansado o suficiente para parar. Queimar até tombar! 💪 Um deles estava a passeá-lo 3 vezes ao dia, num total de 4h por dia! E no final do passeio da noite ele atirava-lhe uma bola até ele estar prestes a desfalecer. Infelizmente assim que ele se ia sentar, lá vinha o quatro patas ladrar com a bola na boca, puxando as calças, agarrando e atirando tudo o que apanhava, perseguindo o gato, tornando qualquer hipótese de descanso impossível!


Então? Vamos!
Imagem 2

Ora depois de rever o seu historial e a rotina diária eu tinha apenas uma questão: “Quanto tempo tem ele de descanso?” 😜

QUANTO DESCANSO PRECISAM OS CÃES?


Ora para efeitos de definição vamos considerar descanso como a combinação de tempo de sono e tempo acordado relaxado. 🥱

Embora a quantidade seja largamente afetada pela idade, com os cachorros e os seniores a precisarem de mais tempo de sono, um cão adulto pode dormir até 14 horas por dia. Obviamente isto é variável, dependendo do dia – depois de um fim de semana no campo, a Ella ficava fora de circulação um dia INTEIRO, acordando só mesmo para comer e necessidades fisiológicas. 

Por tempo acordado relaxado, entendo o estar a “vegetar” ao sol, a apanhar uns cheiros na brisa ou a ruminar num rabo de boi, uma pele de vaca ou um Yak.
 
Nada como um rabinho de boi para me parar...
Imagem 3
 
Ah mas preciso distinguir entre descanso e estar aninhado a receber umas massagens no lombo. Por que é que isso interessa? Porque aninhado com o lombo amaciado depende de tu estares a participar, o que significa que não é propriamente o teu cão estar a relaxar sozinho, certo? Há tantos cães que estão condicionados a que sejamos parte de tudo o que eles fazem. E isso não é bom nem para eles, nem para nós! 😬

TRABALHO REMOTO E DISRUPÇÃO DE SONO

Durante os primeiros dias da pandemia, percebi que as mudanças na rotina afetaram a Ella. Em vez de ter o espaço todo para ela durante o dia, o seu sono passou a ser interrompido pelas videochamadas de trabalho, escola em casa, brincadeiras de miúdos, passagem de gente para a casa de banho, preparação e posterior consumo de almoço com a família completa, bebé a chorar, ou seja um sem número de interrupções que não faziam parte da rotina habitual.

Ela também percebeu rapidamente que as videochamadas eram ótimas para receber atenção (“Não ladres por favor! Olha, eu faço-te festas!” 🤦) portanto passou a deslocar-se constantemente de divisão em divisão quando ouvia o som do Zoom, do Google Meet ou do Skype. 🤯

BEM ESTAR COMPORTAMENTAL: EXERCÍCIO, ENRIQUECIMENTO E DESCANSO


Antes que comecem a chover e-mails zangados eu NÃO estou a dizer que os cães cheios de energia não precisam de exercício! Obviamente que precisam.

Mas todos os cães – e não apenas os de alta energia – precisam de um equilíbrio entre exercício, enriquecimento e descanso.

EXERCÍCIO


Os cães precisam de exercício e infelizmente há imensos cães por aí que não fazem que chegue.

Mas também há cães que apenas têm direito a exercício de alto impacto, como correr com os tutores ou atrás de uma bola, até estarem esfalfados. 😮‍💨 Todos os dias… Estes cães passam a ter duas velocidades: alta energia e exaustão. 

I loooove working out!
Imagem 4

Um bom programa de exercício para um cão tem que estar repleto de variedade. Idealmente, é uma mistura de passeios à trela, jogos com brinquedos, brincadeiras com outros cães (os que gostarem claro) e (segura e legal!) exploração sem trela.

Obviamente poucos são os tutores que podem providenciar tudo isto todos os dias, ou até mesmo semanalmente. Eu certamente não consigo! Mas encontrar formas de providenciar variedade quando e onde possível é muito importante para a saúde comportamental.

O objetivo é evitar somente fazer exercício de alta intensidade com o vosso patudo.

ENRIQUECIMENTO


Enriquecimento é exercício para o cérebro! Todos precisamos de estimulação mental. Para os cães, isso inclui aprender coisas novas, explorar lugares com novas vistas, sons e cheiros, puzzles para jogos de exploração com snacks e ter a possibilidade de dar largas à sua identidade canina através de escavações, roer e desfazer coisas! Loucura!!! Há imensas ideias online para enriquecimento, portanto não me vou alongar demais com isso. Depois coloco no final algumas sugestões.

No entanto tenho que chamar a atenção para uma das formas mais simples e práticas de providenciar enriquecimento ao vosso cão: alimentá-los através de atividades interessantes em vez de apenas despejar a ração na taça (conhecem a nossa campanha #diganaoatacadaracao? 😜) A Ella, não recebe a sua refeição numa taça. Na verdade, a Ella nem sequer tem uma taça!

Aparente tranquilidade...
Imagem 5

Ela varia entre comer ração que foi atirada escadas abaixo ou para o relvado (“dar milho às galinhas” 🤣), garrafas cuidadosamente cortadas e esburacadas ou algum dos dispensadores que levamos de vez em quando da loja para ela ir fazendo test drive. A Kong tem dos nossos favoritos, p.ex. o Wobbler, o Classic ou o Spinner, mas há uma variedade infindável deles. Ela adora comer desta forma!

E os benefícios, principalmente para cães de alta energia, é que começam a aprender que há atividades que eles podem apreciar sem termos que estar ativamente a interagir. Isto foi uma revelação para a Ella, a humano-dependente!

DESCANSO


Portanto claramente os cães precisam de suficiente descanso durante o dia, mas como poderemos conseguir isto? Os cães que foram condicionados para entretenimento/estímulos permanente, precisam aprender a parar e a relaxar. A melhor forma de o conseguir é fazer com que esta atividade passe a fazer parte da rotina.

Aparente tranquilidade...
Imagem 6

Primeiro, isto assume que o teu cão já está relativamente confortável (relaxado, sem gemidos, latidos ou esgravatar as portas) quando numa crate ou confinado a uma parte da casa por pelo menos 2 horas quando estás fora de casa. Se não, recomendo que comeces a treinar isto agora – é um “truque” extremamente útil!

Todas as manhãs e todas as tardes, encaminha o teu cão para a sua crate ou área confinada com um Kong (por exemplo congelado) ou outra recompensa de roer de alto valor e longa duração. Algo que o ocupe durante 20-30 minutos. Os cães normalmente dão-se bem com rotinas como:
1. Levantar e necessidades
2. Pequeno almoço
3. Caminhada matinal
4. Tempo sozinho

Durante este tempo, ainda estás em casa, mas noutra divisão a fazer o que precisares.

À noite quando é hora de tu relaxares, agarra num Kong ou num Lickimat (ou similar). Antes de te sentares, entrega-lhe esse “exercício de meditação”.

AINDA EM DIFICULDADES?


Se ainda estás a ter dificuldades depois destes conselhos então parece que está na hora de consultares um consultor comportamental.

Se por acaso não estiveres na área de atuação presencial da AnimaAnimal, manda uma mensagem de Whatsapp ou liga-me. Podemos falar pelo telefone ou por videochamada e com uma pequena consultoria comportamental (normalmente 37€, no âmbito do artigo vou oferecer-ta!) eu desenvolvo um plano personalizado para ti e para o teu cão. Depois de 1 a 2 semanas de implementação encontramo-nos novamente para verificar o progresso e a satisfação com o plano e fazemos os ajustes que forem necessários para garantir a transformação que tanto desejas!

Autor:

Tags: cão, exercício, enriquecimento, descanso, rotina, relaxado, Kong, estimulação mental

« Voltar